Alimentos Ricos em Vitamina B12 – Conheça Cada um Deles

por Diego Soares
em Saúde
28 de fevereiro de 2012

A Vitamina B12 faz parte do Complexo B das vitaminas, é solúvel em água e é conhecida também como Cianocobalamina. Essa vitamina tem como principais funções no nosso organismo a manutenção do sistema nervoso central, formação de células vermelhas do sangue, importante papel para a atividade do folato e ajuda no metabolismo de gordura e proteína, entre outros.

As pessoas que tem deficiência desta vitamina geralmente apresentam alguns sintomas principais como anemia, degeneração de nervos, fraqueza, língua dolorida e depressão. Continue lendo esse artigo e veja como você poderá enriquecer sua alimentação, consumido mais alimentos que contenham a vitamina b12.

Uma organização dos Estados Unidos, a Food and Nutrition Board, recomenda que a dose diária de vitamina B12 necessária para o organismo humano é de 2,4 microgramas para adultos, 1,2 para crianças de até oito anos e 2,8  para gestantes e mulheres que estejam amamentando.

Alimentos como peixes e derivados de leite são ótimas fontes de vitamina b12

As principais fontes de vitamina B12 provém de fontes animais, como carne, peixe, aves, queijo, ovos e leite. Confira a seguir uma lista completa com os principais alimentos ricos em vitamina B12, desta forma você saberá onde encontrá-la facilmente daqui em diante.

Quais Alimentos são Ricos em Vitamina B12?

Na tabela abaixo você pode visualizar no detalhe os pesos do alimentos e quantidade de vitaminas que eles podem oferecer para o seu organismo:

 Alimento Quantidade Miligramas (mg)
 Fígado de boi 1 filé (86g)

95

 Rim de boi 1 filé (86g)

19

 Fígado de galinha 1 porção(86g)

16.5

 Salmão 1 posta (86g)

3.0

 Atum, enlatado na água 1 porção(86g)

2.5

 Iogurte desnatado 1 copo

1.5

 Carne de boi, magra 1 filé (86g)

1.4

 Pacific Halibut 1 posta (86g)

1.2

 Leite 1 copo

0.9

 Lombo de porco 1 filé (100g)

0.6

 Queijo Suiço 1 fatia (28g)

0.5

 Ovo, inteiro, cru 1 médio

0.4

 Galinha, carne branca 1 filé (86g)

0.3

 Queijo, Americano 1 fatia (28g)

0.2

Esperamos ter auxiliado com essas informações, mas lembramos que isso tem apenas caráter informativo, quaisquer dúvidas ou necessidades especiais que você tenha, procure sempre um médico ou profissional de saúde competente para lhe dar maiores informações.

Queremos compartilhar com você um pequeno vídeo com informações extras sobre essa vitamina e qual sua importância para nossa saúde diária:

Não espere mais para incorporar a vitamina B12 no seu dia a dia e também na alimentação de sua família. Afinal de contas, uma vida saudável é uma muito mais feliz, não é verdade?

Boa saúde!

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