Alistamento Militar 2013 – Exército, Marinha e Aeronáutica

por Diego Soares
em Dicas
22 de junho de 2012

Alistamento Militar 2013 – Facultativo em muitos países mas ainda obrigatório no Brasil, o Alistamento Militar é um dever ou obrigação que todos os jovens quando completam 18 anos devem cumprir, alistando-se no Exército, Marinha ou Aeronáutica do Brasil.

É claro que muitos jovens sentem convocação para essa área, mas a maioria ainda detesta ter isso como obrigação em suas vidas, mas gostando ou não é uma obrigação que deve ser cumprida, que pode causar muita dor de cabeça para quem tentar fugir disso, portanto fique atento ao prazo para efetuar o seu alistamento, dando atenção também em reunir antecipadamente todos os documentos necessários para esse momento.

Alistamento Militar 2013 – Prazo de Inscrição

Apesar de parecer ainda cedo, é importante que os jovens que farão o Alistamento Militar 2013 já fiquem atentos e já vão se acostumando com esta ideia, pois faltam aproximadamente 6 meses para o início do prazo.

Em nosso país, rotineiramente o período de alistamento acontece entre o dia 2 de janeiro e se estende até o ultimo dia útil do mês de abril, podendo ser efetuado em qualquer dia da semana e gratuitamente.

Documentos Para Alistamento Militar 2013

Portanto, você jovem que completará 18 anos em 2013, saiba que para se alistar será necessário apresentar os seguintes documentos na Junta Militar da sua cidade:

  • RG original e uma cópia
  • 3 fotos 3×4
  • CPF Original e cópia
  • Comprovante de residência original e cópia.
  • Certidão de nascimento original e uma cópia (pode ser necessário)

Onde Se Alistar?

Conforme citamos anteriormente, o Alistamento Militar 2013 deverá ser realizado em uma Junta Militar próxima de sua casa, mas se em sua cidade não tiver ou você não souber sua localização, informe-se na Prefeitura Municipal da sua cidade.

Consequências do não Alistamento

Caso você não se aliste corretamente naquele ano que completar 18 anos, você ficará sendo considerado um devedor do Estado. Nos anos seguintes será possível que você se aliste e pague essa sua “dívida”, porém apenas perante o pagamento de multas.

Além disso, o não Alistamento Militar 2013 trás outras consequências, como a impossibilidade de adquirir a Carteira de Reservista, documento importantíssimo para por exemplo poder fazer a emissão de passaporte, assumir cargos públicos, entre outras “dores de cabeça”.

Portanto, fique atento, não perca o prazo e cumpra com sua obrigação com o país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: