Atestado Bons Antecedentes RS – Como Fazer Emissão

por Diego Soares
em Serviços
10 de janeiro de 2013

Atestado Bons Antecedentes RS – Também conhecido de modo popular como atestado de antecedentes criminais, este é um documento oficial que tem como objetivo testificar a idoneidade de toda vida pregressa de todos os cidadãos.

No estado do Rio Grande do Sul ele é fornecido apenas através do Departamento de Identificação e poderão requisita-los apenas os indivíduos maiores de idade.

Os principais fins a que se destinam sua solicitação é principalmente quando se necessita de visto de permanência por mais de 30 dias em outros países, por designação do Ministério Público das Relações Exteriores para assumir cargo de cônsul, para entrada no serviço público, ingresso em escolas de segurança, ingresso em carreiras de magistratura, entrada em carreiras do Ministério Público, em processos de naturalização, também é exigido este documento quando se deseja fazer uma compra ou portar armas de fogo, renovação de Carteira de Identidade de estrangeiro, renovação de permanência no país (para estrangeiros), renovação de passaporte, processos de adoção de crianças, ingresso em empresas privadas, entre outros.

Atestado Bons Antecedentes RS – Documentos Necessários Para Solicitação

Confira na sequência quais são os documentos necessários para que você possa fazer a solicitação do seu atestado bons antecedentes RS:

Brasileiro, com registro no RS:

  • Carteira de Identidade (em boas condições, não pode estar com abertura na plastificação ou replastificada)
  • Carteira de Trabalho (modelo novo)
  • Carteira Nacional de habilitação (modelo novo, válida)
  • Carteira de Identidade emitida por entidade de classe profissional, reconhecida por lei Federal, onde conste o nº do RG do RS, impressão digital, foto e assinatura.

Neste caso citado acima as emissões são realizadas de forma imediata a sua requisição.

Brasileiro, sem registro no RS:

  • Certidão original ou cópia autenticada, conforme o estado civil do solicitante.

Já neste caso será preciso realizar um cadastro e o prazo para entrega do documento será definido pelo IGP.

Estrangeiro, com registro no RS:

  • Carteira de Estrangeiro válida.

Aqui também  o prazo para entrega do atestado bons antecedentes RS será definido pelo IGP.

Estrangeiro, sem registro no RS:

  • Carteira de Estrangeiro válida ou Extrato do Sistema Nacional de Estrangeiros expedido pela Polícia Federal.

Caso este documento solicitado estiver com seu prazo de validade vencido, será necessário apresentar também o Protocolo de Requerimento de Prorrogação de Permanência expedido pela Polícia Federal. Além disso o solicitante deverá preencher o cadastro e aguardar entrega do documento pelo prazo definido pelo IGP.

É importante salientar que a emissão deste documento seja onde quer que for feita sempre será de forma gratuita.

Como e Onde Solicitar o Documento?

Para fazer a emissão online é muito fácil, para isso, clique neste link http://www2.igp.rs.gov.br/igp/emissao_aa_request.htm pois ele te redirecionará para a página do serviço.

Já na página correta, informe o número de seu RG e demais informações caso sejam pedidas. Pronto, seguindo estes simples passos você já poderá emitir seu Atestado Bons Antecedentes RS.

Caso você more no interior do estado e deseja saber onde fica o posto do Departamento de Identificação mais próximo clique neste link http://www.igp.rs.gov.br/images/stories/postos_di.pdf e realize sua pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: