Atualidades Para o Enem – Confira o Que Pode Cair na Prova em 2014

por Diego Soares
em Educação
26 de junho de 2013

É inegável que atualmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenha se tornado uma verdadeira febre entre os estudantes brasileiros que estão no período de concluir tal fase de seus estudos, bem como daqueles que já encerraram esse nível escolar a algum tempo.

Isso porque se a ideia inicial do exame era verificar a eficácia do ensino oferecido e como estavam se comportando alunos e escolas, porém o que se vislumbra hoje em dia é uma verdadeira corrida para obter uma excelente nota no Enem, pois através dele é possível hoje em dia se acessar o ensino superior gratuito, visto que através do Prouni milhões de vagas são oferecidas país afora.

Este exame tem algumas particularidades em relação as avaliações realizadas por vestibulares ou provas de concurso público, pois o que se busca analisar no Enem são as competências gerais aprendidas pelo aluno e como ele se relaciona e resolve questões que requerem raciocínio lógico e muita interpretação de textos, além é claro de um conhecimento técnico sobre o que é informado.

Se faz necessário portanto que os candidatos leiam muito e fiquem bem informados a respeito dos temas que estão em destaque na sociedade, sejam temas relevantes no Brasil ou em demais países do mundo.

Atualidade Para o Enem – Veja Dicas Sobre o Que Pode Ser Cobrado no Exame

Eventos Esportivos – Copa do Mundo e Olimpíadas

É importante que você se informe a respeito da organização destes grandes eventos que tem como sede o Brasil, pois apenas pela escolha de nosso país como sede de eventos mundiais tão importantes como estes já nos colocam em evidência no mundo, pois esta escolha retrata muito da nova condição de país emergente e importante nas discussões mundiais que o Brasil alcançou.

É necessário também que você se atualize a respeito de aspectos mais concretos sobre o impacto que tais eventos podem causar ao Brasil, como a necessidade de investimentos em obras de estrutura, mobilidade urbana e problemas sociais em geral, pois é este o legado que se espera de quem sedia Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

Protestos Generalizados em todo Brasil

Sem dúvida em algum momento este tema deverá ser cobrado nas avaliações do Enem, pois os protestos realizados em todo país foram notícias no mundo todo.

O que se viu em todo país foi verdadeiramente o povo indo às ruas para fazer valer a sua voz, sua crítica em relação a tudo de errado que está acontecendo e já vem ocorrendo no país a muitos anos.

Os principais temas abordados foram o aumento na passagem dos transportes públicos, que na verdade culminou com uma verdadeira onda de protestos generalizados no Brasil. Por isso mesmo não se teve um consenso ou um tema único nos protestos, assim, cada grupo tentou ser ouvido com suas reivindicações.

Dentre os temas protestados podemos citar entre os principais a luta pela derrubada da Pec 37, que pretendia tirar o poder de investigação do Ministério Público, a cobrança pelos altos gastos realizados para realização da Copa do Mundo e seus estádios caríssimos, e a luta por serviços de maior qualidade, nas áreas da saúde, transporte público e mobilidade urbana, segurança e educação.

É importante portanto que você busque maiores informações sobre tais temas e também quais foram as respostas dadas pela classe política brasileira frente a esta grande onda de protestos.

Para finalizar, após trazer estes 2 temas principais, relacionamos alguns temas de grande importância que também tem grandes chances de serem cobrados, vejamos:

  • Importação de Médicos para o Brasil
  • Projeto da “Cura Gay” e Casamento Homossexual
  • Redução da Maioridade Penal
  • Lei das Cotas para Negros nas Universidades Públicas
  • Protestos da Primavera Árabe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: