Como Acabar com a Tosse Seca?

por Diego Soares
em Saúde
20 de julho de 2013

A tosse seca pode ter várias causas e vários fatores agravantes relacionados, sendo que a consciência do que está causando aquela tosse é o melhor meio de poder minimizá-la ou mesmo eliminá-la. A tosse seca prejudica o nosso corpo de forma incisiva, e se problemas maiores aparecerem é importante que um médico seja consultado.

Como Acabar com a Tosse Seca e Persistente?

A tosse seca é aquela tosse mais isolada, que não vem acompanhada de nenhum outro sintoma de enfermidades comuns, ou seja, que não vem acompanhada de febre, coriza ou dores de cabeça. Mas mesmo assim a tosse seca é muito incômoda e pode sim ser prejudicial ao nosso organismo, sendo que em cem por cento dos casos ela deve ser cuidada e de preferência avaliada por um médico sempre que aparecer e for insistente.

A tosse seca pode ter causas diversas, mas o mais comum de acontecer é que ela seja consequência de doenças respiratórias como a rinite (crônica ou alérgica) ou uma alergia que a pessoa possui ou desenvolve em determinado ambiente. Em qualquer um dos casos, o essencial em um primeiro momento é identificar as causas dessa tosse, para que ela dessa forma seja tratada adequadamente.

Há duas opções naturais e simples para pelo menos aliviar a tosse seca. A primeira é a mais fácil de conseguir, sendo que trata-se apenas de um gargarejo com água morna e sal (morna e não quente!). Isso porque o sal é bactericida, e ajudará o organismo no combate aos micro-organismos que por acaso se instalem na região da boca e garanta.

Outra solução natural para esse tipo de tosse e o xarope de cenoura. O xarope de cenoura é feito basicamente com duas cenouras batidas no liquidificador com água, coadas e levadas ao fogo com um pouco de mel por 10 minutos. Essa receita é muito simples e ajuda significativamente no combate aos sintomas e ao alívio de quem está com a tosse.

As formas que temos de prevenir esse tipo de tosse são: se agasalhando bem no frio, tomando sempre chás e sopas (principalmente no inverno), evitando mudanças bruscas de temperatura e sempre que possível tomando suco de laranja e acerola, que são ricos em vitamina C. No caso de tosses alérgicas, identificar o local que causa a alergia e evitá-lo é o melhor remédio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: