Como Aplicar Textura na Parede – Dicas e Passo-a-Passo

por Mayara Chagas
em Decoração
18 de julho de 2012

Como Aplicar Textura na Parede

Como Aplicar Textura na Parede – Quando pensamos em repaginar a nossa casa, a pintura é a parte essencial para deixar ela mais bonita, confortável e aconchegante.

Hoje há no mercado vários tipos de tintas e vários modos de fazer. Uma das formas que estão em alta atualmente, e que esta cada vez mais presente nas casas, são as texturas de paredes.

Além de dar uma cara nova aquela sala e deixar seu quarto muito mais charmoso, não é preciso gastar muito e você mesmo poderá fazer, porque na sequência iremos dar dicas sobre como aplicar textura na parede.

Primeiramente, vamos deixar claro o que é essa textura nas paredes para que você entenda bem como funciona. Textura é diferente de se usar uma tinta ou uma pintura convencional, pois ela é mais viscosa (mais firme, como um gel) e por ser assim dá pra fazer o que quer por cima, pois ela não escorre.

A textura é muito boa também para disfarçar algumas imperfeições que se tenha nas paredes, pois por ser de alto relevo fica quase imperceptível o defeito que possa ter.

Como Aplicar Textura na Parede – Confira

Antes de tudo, você precisará de alguns materiais. São eles:

  • Bandeja
  • Fita crepe
  • Espátula
  • Desempenadeira de aço
  • Rolo rígido para textura
  • Tinta
  • Textura
  • Rolinho de espuma

É importante lembrar que a tinta e a textura tem que ser da mesma cor

Mãos a obra!

  1. Primeiramente pinte a parede com tinta látex (uma mão é necessário) e deixe secar por 24 horas;
  2. Quando estiver bem seca a parede, pegue a massa de textura e passe na desempenadeira e passe na parede. Pode caprichar, pois a parede tem que estar com uma camada grossa de textura;
  3. Passe a espátula uma vez na horizontal e outra na vertical. Faça isto na parede toda deixando ela uniforme;
  4. Pegue o rolo rígido e passe nos cantos da parede onde tem contando com outra parede, perto do teto e na perto do chão. A ideia é fazer uma moldura para a parede. Use o rolo rígido na horizontal ou vertical seguindo o jeito da parede;
  5. Com o rolo rígido faça desenhos na parede, comece pelos cantos e vá abrindo os desenhos para o resto da parede. Você pode fazer qualquer tipo de desenhos, mas o mais fácil é fazer os desenhos em círculos, e não se preocupe em fazer eles certinhos, porque quanto mais irregulares, melhor. Pois não dará pra ver as imperfeições;
  6. Agora é só esperar secar e está pronta.

Lembre-se que se a parede for muito grande é melhor chamar outra pessoa para ajudar, para evitar emendas no trabalho.

Fotos Sobre Como Aplicar Textura na Parede

Dá pra soltar a imaginação e fazer como quiser os desenhos nas paredes. Confira algumas fotos abaixo para você se inspirar.

no images were found

2 Comentários para “Como Aplicar Textura na Parede – Dicas e Passo-a-Passo”

  1. Natércia Reges disse:

    Achei ótima a dica de como aplicar, porém foi informado que a base na parede seria tinta látex, consigo fazer textura sobre uma parede pintada com a tinta coral super lavável anti mofo como base! E fazer a textura sobre ela?

    Obrigada!

    • Diego Soares disse:

      Olá Natércia,

      Nesse artigo nós apresentamos apenas as dicas que são mais comuns para aplicar textura na parede, por isso eu recomendo que você consulte um profissional da área, para que ele te instrua sobre o que é melhor no seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: