Como Consultar Saldo do FGTS

por Diego Soares
em Dicas
19 de junho de 2012

Como Consultar Saldo do FGTS – Todos os trabalhadores brasileiros que tem sua carteira profissional assinada, conta com vários  benefícios que visam melhorar sua vida ou lhe dar algumas garantias.

Um destes principais benefícios é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, popularmente chamado de FGTS, que como dissemos anteriormente só tem direito aqueles trabalhadores registrados.

Esse benefício é para dar alguma proteção aos funcionários demitidos sem justa causa, sendo assim, mensalmente o empregador deposita obrigatoriamente um valor de 8% do salário do empregado em uma conta específica na Caixa Econômica Federal.

Para se ter uma ideia do que isso significa, se um trabalhador tem um salário de R$1000, todos os meses seu empregador deverá depositar em uma conta vinculada ao seu contrato de trabalho a quantia de R$ 80, que equivalem aos 8% do fgts.

Vale lembrar portanto, que esse dinheiro não é descontado do salário dos trabalhadores, ele é uma obrigação do contratante, exceto no caso de trabalhadores domésticos.

Como Consultar Saldo do FGTS – Veja Como é Fácil

Geralmente os trabalhadores podem conferir se o recolhimento deste benefício está sendo feito corretamente verificando o extrato do FGTS que é enviado para suas casas a cada dois meses. Caso você não esteja recebendo esse comprovante em sua casa, entre em contato com uma Agência da Caixa e informe novamente seu endereço completo, ou faça isso através do site da Caixa ou ainda ligando para o atendimento 0800 726 01 01.

Outra forma de como consultar saldo do FGTS é através do próprio portal da Caixa, que disponibiliza um espaço específico para isso. Acesse esta página através do link https://sisgr.caixa.gov.br/sisgr_portal/internet.do?segmento=CIDADAO.

Ao entrar na página você terá 3 campos para preencher, no primeiro informe seu número NIS (PIS/PASEP). no campo seguinte informe sua senha cadastrada no site ou cadastre logo abaixo caso não tenha e no último campo digite as letras de confirmação e clique em OK, assim você terá acesso as informações.

Através do seu cartão cidadão você também terá acesso facilmente as informações de saldo do seu fgts em qualquer caixa eletrônico da Caixa.

Vale lembrar para todos que o seu saldo do FGTS poderá ser utilizado também para adquirir credito imobiliário, deste modo, será possível fazer a compra de sua casa própria utilizando este valor. Sendo assim, não deixe de regularmente conferir os extratos enviados para sua residência ou consultar seu saldo via internet ou caixa eletrônico.

Caso ainda tenha ficado com dúvidas, informe-se melhor no site da Caixa http://www.caixa.gov.br/FGTS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: