Como Organizar as Finanças Pessoais e Familiares

por Diego Soares
em Finanças
24 de setembro de 2013

Algo que pode ser considerado como bastante complicado para muitas pessoas, para outras pode ser algo bastante fácil, e quando o assunto é finanças, podemos verificar três tipos de pessoas, onde há as primeiras que tem suas finanças completamente fora de controle, o segundo tipo que acaba por manter as suas finanças devidamente organizadas, sem que nada saia de sua supervisão.

E por fim, podemos encontrar o terceiro tipo de pessoa, que seria aquelas na qual tentam manter suas finanças organizadas, porém apesar de suas tentativas, acabam por não conseguir, sendo assim, vejamos agora mesmo como organizar as finanças de uma vez por todas.

Como Organizar Finanças de Forma Simples

Em primeiro momento, é necessário que sozinho poderá ser algo dificil e até mesmo muito complicado, afinal, estamos falando de diversas contas, comprovantes que precisam ser analisados, entre outros diversos passos que precisarão ser tomados, como por exemplo as negociações.

Sendo assim, se você ainda não tem sua familia formada, ou seja, é casado, e tem filhos, o processo poderá ser muito mais simples, no entanto, se já tem a sua familia formada, poderá ser mais trabalhoso, mas ainda assim é possível.

O ideal, é que antes de mais nada, você crie a sua planilha de finanças, ou seja, que você comece a anotar todos os seus recebimentos, assim como também todos os seus gastos, para que desta forma não corra o risco de gastar mais do que deve, sendo assim, podemos verificar que muito da organização financeira esta relacionada a disciplina, sendo assim, é muito importante que você separe as informações por datas, assim como também as contas que precisam ser pagas.

Organize suas finanças e evite sustos no final do mês

Feito isto, você poderá verificar que se tornará muito mais fácil identificar onde ocorrem os gastos excessivos, quais são as suas dívidas e então entrar em contato com os seus credores para realizar as negociações necessárias para que assim você não seja mais uma pessoa devedora no mercado.

O interessante é que você irá notar com bastante facilidade, que a partir do momento em que você realizar a organização das suas finanças, isto se tornará um hábito, fazendo com que desta forma, o seu dinheiro seja muito mais saudável, e ao invés de se tratar de uma preocupação para você, seja considerado como uma solução.

E claro que não podemos também deixar de citar o fato de que ao organizar as suas finanças, tambem será possível após o pagamento de suas dívidas por completo, que você ainda consiga poupar dinhiero para realizar muitos dos seus sonhos, como por exemplo comprar sua casa própria, comprar um carro, entre muitos outros confortos que sejam do seu interesse, e muitas vezes isto acaba por ser possível sem que você ganhe mais, do contrário, com os mesmo rendimentos, porém, claro, com suas finanças devidamente organizadas.

Atualmente podemos verificar diversos modelos de planilhas na internet com a finalidade de ajudar as pessoas a terem uma vida financeira mais saudável, assim como também acabam por facilitar muito na hora de você criar a sua própria planilha.

E se você não tem computador, não se preocupe, pois poderá fazer estas planilhas em um caderno que seja específico para suas finanças, fazendo com que desta forma você possa acompanhar a progressão dos seus resultados devido a organização de suas finanças, o que provavelmente irá fazer com que você acabe por ficar muito mais motivado, e claro, tenha muito mais disciplina, e até mesmo respeito pelo seu dinheiro.

Sendo assim, não perca tempo e comece o quanto antes a organizar as suas finanças, e veja o quanto você realmente ganha, e que poderá ter uma vida mais confortável do que imagina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: