Como Tirar Segunda Via do RG – 2ª Via da Carteira de Identidade

por Redator Dicas Tudo
em Dicas
15 de outubro de 2012

Como Tirar Segunda Via do RG – Perder um documento é com certeza uma grande dor de cabeça para quem o perdeu, pois pode ser lenta a retirada de uma segunda via do mesmo, sem falar que este documento perdido pode causar muito prejuízo ao dono se não for realizado boletim de ocorrência, principalmente se for um documento de identidade.

Sendo assim, caso você tenha perdido sua identidade ou RG, a primeira coisa a ser feita é procurar a sede de uma delegacia civil mais próxima e registrar esta ocorrência. Só após este importantíssimo passo, de prosseguimento para emitir sua 2ª via da Carteira de Identidade, processo que pode ser diferente em várias regiões do país.

Como Tirar Segunda Via do RG – Estado de São Paulo

Como dito anteriormente, este processo pode ser diferente em vários locais, por isso tomamos São Paulo como exemplo, onde você poderá procurar atendimento em um dos vários postos do Poupatempo, que disponibilizam uma centena de serviços públicos a toda à população.

O Poupatempo conta com o Instituto de Identificação da Polícia Civil em todas as suas unidades, órgão responsável pela emissão da segunda via do RG.

Porém é importantíssimo que você saiba que em alguns dos postos de atendimento do Poupatempo é necessário se fazer um agendamento prévio para este serviço, isto é necessário nos postos do Poupatempo da Capital (Sé, Luz, Itaquera, Santo Amaro, Cidade Ademar e Lapa), Grande São Paulo (São Bernardo do Campo, Osasco, Guarulhos e Mogi das Cruzes), Santos, Campinas (Centro e Campinas Shopping), Ribeirão do Preto, Jundiaí, Taubaté e São José dos Campos.

De modo geral, é necessário para solicitar uma segunda via, que o autor do pedido seja o próprio cidadão, tenha o documento de identidade anterior emitido em São Paulo e apresente os seguintes documentos nos órgãos responsáveis: 1 foto 3×4, certidão de nascimento (original e cópia simples), certidão de casamento (original e cópia simples), CPF e cartão cidadão.

É importante ficar atento também para taxa cobrada pelo serviço, que é de R$27,66, que poderá ser paga nos posto do Poupatempo em dinheiro ou no cartão de débito (Banco do Brasil). Algumas pessoas são isentas destas taxas, sendo homens e mulheres acima de 65 e 60 anos respectivamente, pessoas desempregadas há mais de 3 meses e as que se auto declararem pobres.

Mais Informações Sobre 2ª Via da Carteira de Identidade

Por fim, é importante citar também que mesmo após esta segunda via, o número do seu documento será o mesmo. Além disso, caso seu número de CPF já constava no RG antigo, ele virá impresso na 2ª via, caso não venha, é possível fazer esta solicitação. Apenas menores de 15 anos necessitam acompanhamento dos responsáveis para tal procedimento.

Para mais informações consulte o site do Poupatempo http://www.poupatempo.sp.gov.br/home e tire todas suas dúvidas a respeito de como tirar segunda via do RG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: