Dinâmicas e Gincanas Evangélicas para Jovens em Retiros

por Diego Soares
em Entretenimento
26 de janeiro de 2012

As igrejas de denominações evangélicas vem crescendo consideravelmente nos últimos anos no Brasil, e esse crescimento é demonstrado em todos os setores, pois os artistas, os produtos e tudo o que tem ligação com esse segmento vem ganhando cada vez mais espaço nas mídias.

E esse crescimento se estende também aos jovens, que cada vez mais se convertem para a religião evangélica ou herdam de seus pais o professar dessa fé de origem cristã.

Mas estes mesmos jovens enfrentam por vezes muitas dificuldades no meio da sociedade na qual vivem, pois nem sempre o que é normal para todos os jovens de sua idade fazer lhes agrada ou convém que eles também façam.

Por isso a seguir listaremos uma série de atividades, conhecidas como dinâmicas e gincanas evangélicas que, proporcionarão excelentes momentos de comunhão e união entre os jovens e adolescentes que praticam a mesma fé, e por isso tem os mesmos princípios em suas vidas.

É comum entre os evangélicos o hábito de se isolar do mundo durante algum tempo, estamos falando dos populares Retiros Espirituais que são realizados principalmente na época do carnaval, e para isso nada melhor do que estar em um sítio/acampamento e poder se divertir com os amigos e familiares.

Veja então algumas dinâmicas gospel para jovens e adolescentes praticarem durante esse período de retiro e também em outras ocasiões especiais como um aniversário ou uma confraternização evangélica, lembrando que os adultos também podem cair na brincadeira se quiserem.

Gincana Evangélica com Torta na Cara

Para esta gincana bíblica deverão ser escolhidos 6 participantes, sendo 2 de cada vez, cada um portando um prato de torta em sua mão direita e a mão esquerda para trás.

Então um participante de fora dá a ideia de uma palavra ou frase curta e os participantes devem cantar um louvor que contenha essa palavra sugerida.

Torta na Cara - Uma das principais brincadeiras em Retiros Evangélicos

Ganha o ponto quem levantar a mão primeiro e cantar corretamente o louvor, e além de ajudar sua equipe, você ainda poderá lambuzar o rosto do seu amigo de torta. Essa brincadeira é tão descontraída que até os líderes mais sérios da igreja podem participar junto aos jovens (mesmo que tenham uma certa vantagem “teológica”).

Perguntas e Respostas Bíblicas

Essa dinâmica é muito divertida e animada, e funciona da seguinte forma: um líder faz algumas perguntas para os jovens, e se as respostas forem verdadeiras, as pessoas concordam seguindo as instruções dadas, mas se forem falsas não sigam as instruções.

Exemplo de Questões:

- Se Abel matou Caim levante seu braço direito.

- Se a Bíblia tem 76 livros mova a cabeça.

- Se Jesus Morreu aos 33 anos, dê um passo à frente.

- Se o rei Salomão era tolo dê um pulo.

Assim você poderá usar sua criatividade e fazer várias outras perguntas aos participantes, uma ótima forma de interação entre todos os presentes e o melhor de tudo é que se aprende informações importantes da Bíblia de um maneiraa muito divertida e sadia.

Essas atividades são apenas duas ideias que se podem fazer em se tratando de gincanas para jovens evangélicos, tenho certeza que usando sua criatividade você poderá junto com seus amigos criar novas brincadeiras ou mesmo adaptar jogos famosos para a sua realidade.

Mas se mesmo assim não aparecer muita coisa, faça uma pesquisa na internet, pois existem diversos sites especializados que trazem diversas opções de brincadeiras para gincanas evangélicas. E temos certeza que o próximo acampamento/retiro que você participar será muito mais animado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: