Escola de Samba Mangueira – Tudo sobre a Escola de Samba Mangueira

por Redator Dicas Tudo
em Variedades
29 de novembro de 2011

Escola de Samba Mangueira – A Estação Primeira de Mangueira é uma das mais tradicionais e populares escolas de samba não apenas do Rio de Janeiro ou do Brasil, mas sua fama é mundial, tendo por muitas vezes os estrangeiros associando a palavra Carnaval a tradicional Escola de Samba Mangueira.

A Mangueira foi fundada no ano de 1928, no Morro da Mangueira, região que fica próxima ao Estádio do Maracanã pelo inesquecível e saudoso Cartola, um dos maiores sambistas, considerado um dos grandes gênios da música popular brasileira, Carlos Cachaça e Zé Espinguela, entre tantos outros que contribuíram para a criação da Escola de Samba Mangueira.

Ela é também uma das maiores vencedoras do Carnaval Carioca, tendo ao todo conquistado 18 títulos do Grupo Especial do Carnaval do Rio, além de um Super Campeonato no ano de 1984 e de desfiles que se não foram campeões, também marcaram muito na história dos desfiles no Rio e foram aclamados por todos os amantes dos desfiles.

Pertence a Mangueira também um dos personagens mais emblemáticos da história dos carnavais do Brasil, o “puxador” de samba oficial da escola durante os anos de 1949 até 2006, Jamelão, que com seu mau humor característico e sua voz potente é considerado o maior de todos os tempos no quesito.

Por ser uma das mais tradicionais e uma das mais vitoriosas escolas de samba é que a Mangueira até hoje atrai uma multidão de público atrás dela, principalmente por ser uma escola que sempre inova e se põe a frente das concorrentes, além de valorizar muito a sua velha guarda e contar com “mangueirenses” ilustres com Chico Buarque e Bete Carvalho.

Então, se você gosta de Carnaval, e principalmente gosta da Escola de Samba Mangueira, você pode acessar o site oficial da Estação Primeira, no http://www.mangueira.com.br/ e ficar ligado em todas as novidades que a escola vem preparando para seus próximos desfiles no Sambódromo da Marques de Sapucaí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: