Exemplos de Redações Prontas – Confira Excelentes Dicas

por Redator Dicas Tudo
em Educação
18 de abril de 2013

Um grande problema enfrentado pela maioria dos candidatos nas provas de vestibulares, de concursos públicos, Enem ou de quaisquer outras avaliações, são as redações, pois todos sabemos que independente de quem seja a culpa, se da escola ou do próprio aluno, os estudantes brasileiros em sua grande maioria não sabem redigir uma boa redação.

E este problema é causado principalmente pela falta do hábito de leitura entre os brasileiros, e isso é fácil de se entender pois, como será possível se escrever algo ou opinar sobre um determinado assunto se não há conhecimento sobre ele, não se sabe como argumentar, entre outras dificuldades enfrentadas.

Veja o que deve conter uma boa redação:

1 – Título: Procure criar um título não muito grande mas que em poucas palavras resuma tudo o que será trabalhado. Uma redação sem título é nula, portanto, nunca se esqueça.

2 – Introdução: Uma boa redação deve ser em primeiro lugar clara e concisa sobre o determinado tema que foi pedido, assim, logo de início você precisa apresentar a questão principal em si, falar do problema existente nos primeiros parágrafos, apresentando o tema proposto.

3 – Desenvolvimento: É a parte central de uma redação e deve conter toda sua argumentação, com causa e consequência, seja em defesa ou não do tema tratado, sendo que você deverá portanto emitir toda sua opinião a respeito do assunto em questão. Evite aqui fugir do tema pois sua redação poderá até mesmo anulada.

4 – Conclusão: Feito corretamente os passos anteriores, conclua sua redação dando desfecho ao tema tratado, dando solução ou não ao mesmo, de preferência reafirmando as observações sobre o tema proposto, fazendo-se as considerações finais.

Dito isso, é bom lembrar que nunca é tarde para se adquirir conhecimento, até porque quem deseja realmente ser aprovado em qualquer avaliação precisa saber fazer uma redação, pois em muitos vestibulares e provas em geral ela chega a valer mais de 20% da nota final, pois ela requer do aluno todo seu conhecimento em compreensão de texto, escrita e linguagem.

Portanto, listaremos na sequência diversos exemplos de redações prontas para que você possa utiliza-las como guia para seus estudos, e esperamos que você compreenda através destes modelos quais são as formas de se fazer uma boa redação, tanto em sua estrutura quanto ao conteúdo.

Exemplos de Redações Prontas – Confira Diversos Modelos

Clique sobre os links a seguir e encontre ótimos exemplos de boas redações feitas e que obedeceram os passos listados anteriormente. Leia-as atentamente e presta atenção especial não apenas no conteúdo, mas na estrutura da redação, assim, certamente você conseguirá desenvolver uma boa redação quando lhe for proposta.

Redação Dissertativa com o tema “Tributos: Piora a cada ano”

Redação Dissertativa sobre o tema “Uma tragédia que se repete”

Redação Dissertativa “O futebol e os brasileiros”

Redação Dissertativa sobre o tema “Ficha Limpa”

Esperamos que todas estas dicas lhe sejam úteis, e caso deseje se aprofundar ainda mais no assunto, aproveite esta maravilhosa ferramenta de aprendizagem que é a internet, pois através dela você encontra muitas vídeo-aulas sobre este tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: