Jardins Residenciais Pequenos – Fotos e Sugestões de Plantas

por Diego Soares
em Jardinagem
23 de abril de 2012

Os jardins com certeza trazem muita vida e alegria para uma casa, mas nem todos dispomos de um quintal grande, apropriado para o plantio de diversas espécies de flores e plantas, sem falar as pessoas que moram em apartamentos pequenos mas que também gostam muito de plantas e desejam ter um local para produzir um jardim.

Na maioria das vezes dispomos apenas de um reduzido espaço em nossa casa, no caso de apartamentos o espaço que sobra é apenas o das sacadas. Se esse for o seu caso e você mesmo sem espaço deseja muito ter um jardim mesmo que pequeno em sua casa, saiba que não será preciso abandonar esta ideia de ter um jardim em casa, pois com um pouco de criatividade é possível produzir um.

Um dos principais desafios ao se trabalhar com um espaço pequeno é trabalhar com plantas e objetos que o faça parecer maior, e saiba que existem muitas maneiras para alcançar esse objetivo. Um deles é dividir em sub-espaços, utilzando vegetação mais densa, e plantas que possam delimitar ambientes em seu jardim.

Mini-piscinas são ideias para dividir os ambientes de um jardim

No exemplo acima podemos ver como uma mini-piscina traça uma divisão bem definida do ambiente, além de ter esse papel, a presença de uma fonte de água no jardim proporciona um ar mais fresco e um espaço que remete a descanço e tranquilidade respectivamente.

Dicas para Construir Jardins Residenciais Pequenos

Se você mora em uma casa térrea a dispõe de um pequeno espaço para fazer seu jardim, utilize então aquele cantinho em seu quintal, geralmente próximo a paredes de uma forma bem funcional, aproveitando cada espaço, como no exemplo abaixo, que oferece apenas 2m x 2m para construção.

Circunde toda a lateral das paredes com vasos de plantas com espécies ótimas como lanterninha-japonesa, Ixoras, Periquito, Azulzinha, e ao centro utilize vasos de plantas que contenham algumas ervas e temperos que você possa utilizar em sua cozinha, como hortelã, alecrim e bálsamo, que são muito fáceis de se encontrar e cultivar.

Modelo de Aplicação de Lanterninhas Japonesas em Jardins Pequenos

Já se você mora em apartamentos que ofereçam apenas uma sacada ou um terraço para fazer seu jardim, se atente para as imagens a seguir, que mostram formas interessantes e práticas para se fazer um jardim nestes locais, pois é necessário pouca manutenção e manejo diário, facilitando assim a sua vida.

Modelos de Jardins Residenciais Pequenos para se Inspirar

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para você, portanto a seguir disponibilizaremos mais algumas fotos de jardins residenciais pequenos para que você se inspire e faça em sua casa, sozinha ou com ajuda de um paisagista:

Lembre-se de que não existe jardim completo e muito menos perfeito, mas a procura por melhorar nossas habilidades como jardineiros, seja um profissionais ou até mesmo para aqueles praticam a jardinagem como hobby.

Compartilhe conosco suas experiências e opiniões sobre esse tipo de jardim!

6 Comentários para “Jardins Residenciais Pequenos – Fotos e Sugestões de Plantas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: