Maiores Bandas Anos 80 – Relação das 10 Que Mais Marcaram Época

por Redator Dicas Tudo
em Entretenimento
11 de setembro de 2013

Sem dúvida alguma os anos 80 marcaram a história como uma geração não apenas de acontecimentos e fatos históricos em diversas áreas, mas marcou sobretudo a história da música mundial e brasileira com o surgimento de diversas bandas e cantores que são “cultuados” até os dias atuais.

Muito disso ocorreu é claro pela altíssima qualidade dos artistas, mas também por conta de toda efervescência comum nas pessoas naquela época, que clamavam por serem ouvidas pela sociedade e que por nem sempre atingirem esse objetivo, se expressavam criativamente através de suas músicas.

As letras geralmente eram repletas de protestos contra os governantes, mídias, contra determinadas atitudes da sociedade, entre muitos outros. O que se via portanto era uma criatividade sem limites não apenas nas próprias letras, mas também nas próprias músicas em si, que fugindo dos poucos acordes do estilo “punk”, se criavam obras primas ouvidas até hoje pelos inúmeros fãs da época e pelos atuais admiradores desta nova geração nascida posteriormente.

É claro que listas ou relações de quais são as melhores cantores ou maiores bandas anos 80 ou de qualquer época ou estilo são sempre polêmicas, isso porque cada pessoa tem um gosto diferente da outra, e o que é bom para um pode não ser tão bom assim para o outro.

Por isso, elaboramos a lista a seguir com as 10 melhoras bandas dos anos 80 nacionais baseados é claro em nosso gosto pessoal, mas também levando em consideração todo contexto histórico e importância das bandas na história do país.

Portanto, nossa intenção não é determinar nada e nem botar um ponto final no assunto, mas sim contribuir de alguma forma com as pessoas que não vivenciaram esta época ou que ainda não conheciam esses artistas, assim, tais informações valem como excelentes sugestões, já que atualmente a qualidade musicas das bandas e artistas que tomam conta de nossa mídia são muito questionáveis.

Maiores Bandas Anos 80 – Vamos Conferir Quem Marcou Toda Esta Geração no Brasil

Vamos listar portanto as maiores bandas nacionais dos anos 80. Confira na sequência quais bandas marcaram toda aquela geração e que ainda hoje fazem sucesso, algumas ainda na ativa. São elas:

Bandas Nacionais

Ira

A Banda iniciou suas atividades no começo dos anos 80, explodindo com grandes sucessos ao longo da década e dos anos seguintes. Após uma grande pausa, retornaram os trabalhos nos anos 2000, porém após alguns desentendimentos se separaram novamente.

O nome da Ira tem como inspiração no Exército Republicano Irlândes. Entre seus maiores sucessos estão: Dias de Luta, Envelheço na Cidade, O Girassol, Flores em Você, entre muitas outras.

Nenhum de Nós

O Nenhum de Nós explodiu em 1986 como uma grande promessa do Rock Nacional e em pouco tempo se transformou realmente em grande realidade, com seus álbuns vendendo muito. Entre seus principais sucessos, podemos citar entre outros as seguintes músicas: Você Vai Lembrar De Mim, O Astronauta De Mármore, Eu Não Entendo, Amanhã Ou Depois e Camila Camila.

Capital Inicial

O Capital Inicial se mantém firme até os dias de hoje, conseguindo sempre emplacar novos sucessos e assim se mantém como uma das poucas que conseguiram renovar seu público. A banda foi formada em 1982 por dissidentes da lendária “Aborto Elétrico”, que tinha inicialmente Renato Russo.

Entre os maiores sucessos desta que é sem dúvidas uma das maiores bandas anos 80 do Brasil, estão: Primeiros Erros, Não Olhe Pra Trás, Fogo, À Sua Maneira, Natasha, Fátima, Independência, Tudo Que Vai, O Mundo, entre muitas outras.

Kid Abelha

Esta banda surgiu no cenário nacional no início dos anos 80, sendo composta pelos talentosos George Israel, Bruno Fortunato e Paula Toller. Entre seus maiores sucessos estão as seguintes canções: Pintura Íntima, Como Eu Quero, “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda”, Os Outros, Lágrimas e Chuva, Nada Por Mim, Nada Sei e Grand’ Hotel.

Titãs

Os Titãs seguem firmes até os dias de hoje, conseguindo também renovar seu público e emplacando sempre novos sucessos, mesmo com a saída ao longo do tempo de grandes músicos, como Arnaldo Antunes e Nando Reis para fazerem carreira solo, pela morte do inesquecível Marcelo Fromer e recentemente com a saída do baterista Charles Gavin.

Entre os grandes sucessos do Titãs, podemos citar entre muitos outros as seguintes músicas: Epitáfio, Família, Flores, Pra Dizer Adeus, É Preciso Saber Viver, Enquanto Houver Sol, Marvin, Comida, Os Cegos Do Castelo, O Pulso, Polícia, Homem Primata, Bichos Escrotos, Televisão e Sonífera Ilha.

Engenheiros do Hawaii

Esta banda gaúcha surgiu em meados de 1984 tendo como líder o grande músico e compositor Humberto Gessinger, Carlos Stein, Marcelo Pitz e Carlos Maltz.

Atualmente a banda vive um hiato, porém por muitos anos tocou para grandes plateias e é lembrada até hoje por grandes sucessos como: Pra Ser Sincero, Somos Quem Podemos Ser, 3×4, Refrão De Bolero, O Papa É Pop, Piano Bar, Infinita Highway, Eu Que Não Amo Você, Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles E Os Rolling Stones e Dom Quixote.

Biquini Cavadão

O Biquini Cavadão surgiu fortemente no cenário nacional no ano de 1983 e desde então sempre figurou em qualquer lista das maiores bandas anos 80 do Brasil.

Atualmente ela é composta por Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores e Birita e entre seus maiores sucessos estão: Quando Eu Te Encontrar, Quanto Tempo Demora Um Mês, Zé Ninguém, Daniela, Timidez, Vento Ventania, Tédio, Janaína, Vou Te Levar Comigo e Múmias.

Ultraje a Rigor

O Ultraje a Rigor certamente é um dos grandes exponenciais do rock brasileiro, e foi uma das primeiras bandas a surgir também no início de 1980. Até hoje a banda se mantém na ativa, com outros integrantes mas mantendo o líder Roger, fazendo shows por todo país e participando ainda do programa Agora é Tarde do Danilo Gentili.

Entre os inesquecíveis grandes sucessos da banda estão os seguintes hits: Inútil, Ciúme, Eu Me Amo, Nós Vamos Invadir Sua Praia, Rebelde Sem Causa, Nada a Declarar, Pelado e Marylou.

Barão Vermelho

O Barão Vermelho foi criado em 1981 e surgiu principalmente da parceria entre Frejat e Cazuza, um dos maiores ícones da música brasileira. A banda fez um sucesso avassalador nos anos 80, sendo considerada por muitos a melhor da história. Após a saída de Cazuza e de sua morte posteriormente, o Barão continuou sua trajetória, sempre com muitas músicas de sucesso e fazendo muitos shows.

Entre as incontáveis músicas que caíram no gosto popular e tocam até hoje estão os hits: Por Você, Amor, Meu Grande Amor, Por Que a Gente é Assim?, Puro Êxtase, Pro dia Nascer Feliz, O Poeta Está Vivo, Nosso Mundo, Bete Balanço, Amor pra Recomeçar, Exagerado, Codinome Beija-Flor, Enquanto Ela Não Chegar, Todo Amor Que Houver Nessa Vida e Maior Abandonado.

Legião Urbana

A Legião Urbana foi e continua sendo um verdadeiro fenômeno na história da música brasileira. Formada por grandes músicos, ela tinha na figura de seu líder, o grande Renato Russo toda sua essência. Ela com certeza é a banda preferida da maioria das pessoas que vivenciaram seu grande auge e ainda hoje faz muito sucesso com suas canções inesquecíveis e atemporais. A banda acabou infelizmente após a morte de Renato Russo, mas sua obra sem dúvidas é eterna.

Entre os inumeráveis sucessos conquistados podemos citar entre outros, os seguintes grandes hits: Tempo Perdido, Pais e Filhos, Faroeste Caboclo, Eduardo e Mônica, Índios, Quase Sem Querer, Ainda É Cedo, Será, Vento No Litoral, Que País É Esse?, Monte Castelo, Há Tempos, Perfeição, Teatro Dos Vampiros, Geração Coca-Cola e Mais Uma Vez.

Perceba que esta lista não está em ordem de importância, e sim, são 10 grandes bandas consideradas não apenas por mim mas por diversos especialistas como as maiores bandas brasileiras dos anos 80.

E você, concorda com a lista das 10 maiores? Acrescente alguma informação e faça sua lista abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: