Como Cadastrar e Consultar o Número do NIS pela Internet

por Diego Soares
em Programas do Governo
1 de março de 2012

Muitos brasileiros tem direito de fazer uso de um excelente benefício que pode ajudar muitas famílias que tenham necessidade de uma renda ocasional, mas nem todas sabem que possuem este direito, sendo assim não sabem como se cadastrar no NIS ou mesmo fazer consultas ao mesmo.

O NIS é um Número de Identificação Social e substitui o antigo PIS, servindo para identificar e caracterizar a situação sócio-econômica das famílias brasileiras de baixa renda, sendo de fundamental importância portanto na seleção de beneficiários e integração de Programas Sociais do Governo Federal na assistência a esta população.

Mesmo sendo um benefício popular, muito ainda não sabem como fazer um cadastro nesse programa, nem ao menos realizar consultas para saber o quando tem de saldo. Por isso listamos algumas dicas logo abaixo para que você saiba como ter acesso fácil através da internet.

Como Consultar Benefícios pelo Número do NIS?

É obrigação dos empregadores fazer o cadastro no NIS para todos os seus empregados que ainda não tenham realizado esse cadastro e que portanto não tenham o número do NIS em mãos para usufruir dos benefícios.

Para efetuar portanto este cadastro e cumprir com suas obrigações, a empresa ou a pessoa nomeada para cuidar deste processo, deverá possuir certificado digital no padrão ICP – Brasil, com o número do NIS informado, e ser autorizada pelo representante legal da empresa para acessar o aplicativo padrão.

Depois de autorizada, a pessoa deverá acessar o portal da Caixa Econômica Fderal, selecionar a aba Empresas, ir até a opção Cadastramento NIS/PIS. O sistema solicita o Certificado ICP-Brasil para abrir o formulário a ser preenchido com os dados do trabalhador. Ao confirmar o cadastro, é gerado o número do NIS/PS do empregado, tudo isso feito de forma online e com toda praticidade.

Desta forma, com seu cadastros realizados os trabalhadores contam a certeza de que seus direitos estão sendo assegurados, pois o recolhimento do FGTS  e INSS são obrigatórios por parte dos empregadores.

Quaisquer dúvidas sobre como acessar este sistema de cadastramento ou para mais informações a respeito do NIS, acesse diretamente a página da Caixa através do link www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/index.asp, pois lá você todas suas dúvidas sanadas.

Quer saber mais sobre os seus direitos de trabalhador? Confira abaixo uma matéria interessante sobre o assunto e mantenha-se informado:

4 Comentários para “Como Cadastrar e Consultar o Número do NIS pela Internet”

  1. Rebeca disse:

    como cadastrar o nis ou consutar o numero do nis

  2. Bom dia estou desesperada estou desempregada e não consigo obter o numero do nis, nem pela internete por favor me ajudem

  3. adriano sousa chaves disse:

    quero o numero nis como eu faço pra receber pela internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: