Portão de Casa – Como Escolher o Modelo Ideal

por Diego Soares
em Decoração
24 de outubro de 2012

Portão de Casa - Como Escolher o Modelo Ideal

Portão de Casa – Infelizmente em nosso país este é um item cada vez mais indispensável na residência das famílias brasileiras, pois os altos índices de violência e roubos ainda assustam a população, diferentemente por exemplo de alguns países mais desenvolvidos onde o que se enxerga são belos jardins sem a necessidade desta peça.

Porém, se cuidadosamente escolhido, levando-se em conta alguns fatores, o portão de casa pode sim ser uma peça bonita, de bom gosto e que irá se adequar ao restante da decoração de qualquer residência e a fachada da mesma.

Mas quais são as características a se levar em conta no momento de se decidir pela compra de um portão? Isso é importantíssimo pois os portões podem servir somente para a circulação de pessoas, ou então podem ser também um espaço reservado para a passagem de um ou mais veículos.

Eles podem também serem altos, baixos, produzidos de diversos tipos de materiais, terem sua abertura manual ou automática, enfim, são várias as dúvidas existentes no momento de adquirir um portão de casa, por isso, veja algumas dicas a seguir.

Portão de Casa – Qual Ideal

Como dito inicialmente, são vários os fatores a se levar em conta neste momento, portanto vejamos mais detalhadamente alguns destes fatores:

Dimensão

A primeira consideração a se fazer é qual a necessidade para sua casa e para que se destina este portão. Caso esta peça for ser usada apenas para a passagem de pedestres não há a necessidade de ser muito largo, já se a necessidade for para a entrada de veículos, considere adquirir um portão um pouco mais largo do que o tamanho dos carros, dando uma “folguinha” até mesmo para carros maiores por ali passarem.

Em relação a sua altura, considere o local em que você mora, pois portões menores são é claro mais bonitos, mas para total segurança adquira uma peça mais alta, que dificulte a sua “escalada” por quem quer seja. É claro que esta peça maior será mais difícil de ser aberta devida seu peso ou exigirá mais de um motor.

Materiais

São vários os materiais existentes para a fabricação de portão de casa, entre os principais e mais usados estão os de ferro, alumínio e madeira.

A escolha pelo tipo de material a ser utilizado também não pode ser levada em conta apenas sua beleza, pois a segurança é item fundamental. Portões de ferro realmente são muito mais resistentes, porém são mais pesados para abrir manualmente ou automaticamente por um motor potente e mais caro. Ele necessita constantemente de pintura para não enferrujar.

Os feitos de alumínio são uma ótima pedida quanto a isto, pois são mais leves, não necessitam de pinturas constantes, dão relativa segurança porém são muito mais caros que os demais modelos de portões.

Por fim, temos os portões de madeira, que se feitos de maneira adequada podem ser muito bonitos e reforçar o charme da fachada de sua residência, são também mais baratos na maioria das vezes, mas requerem também constantes cuidados como pintura, lixamento, uso de envernizantes, tudo por conta da grande exposição a sol, chuva e demais fatores que diminuem sua vida útil.

Formas de Abertura

As formas mais comuns são os portões de correr, abertura em uma ou duas “folhas”, basculante, pivotante, dentre outros mais bem trabalhados e caros.

Neste item, pense em qual é sua necessidade, qual é o espaço útil na casa para colocação daquele determinado portão, qual a frequência que ele precisa ser aberto de acordo com o fluxo de pessoas, entre outros pontos a se observar.

Agora é só observar estas dicas e adquirir o melhor portão de casa para a necessidade de sua residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: