Menor Aprendiz – Como Inscrever-se no Programa

por Diego Soares
em Menor Aprendiz
6 de fevereiro de 2012

Menor Aprendiz – O Programa Menor Aprendiz foi criado pelo Governo Federal a partir da Lei 1o.097, que determina algumas diretrizes que deverão ser seguidas tanto pelas empresas que participarão do Programa, bem como por quem deseja se candidatar a uma vaga como Menor Aprendiz.

Dentre as principais normas estabelecidas pela lei do Menor Aprendiz está a obrigatoriedade das empresas manterem em seus quadros de 5 a 15% de seus funcionários sendo esses aprendizes e em troca a empresa que cumprir isso pode ter alguns abatimentos em seus impostos.

Da parte daqueles que desejam se candidatar ao Programa Menor Aprendiz é necessário que se tenha entre 14 e 24 anos e é necessário que já se tenha completado o ensino fundamental ou em fase de conclusão.

Ao ingressar em uma vaga como contratado de uma empresa ou instituição, o jovem deverá também além de cumprir uma carga horária de 6 horas diárias, ser matriculado pela empresa em uma instituição que propicie a esse Menor Aprendiz a oportunidade de fazer um curso de Qualificação Profissional, sendo essa a grande prioridade do Programa, além de dar oportunidade e experiência, capacitar o jovem para o futuro.

Menor Aprendiz – Portal Oficial do Programa

Atualmente não existe um portal ou site específico do Governo que trate deste assunto além apenas da própria Lei 10.097.

Isso gera muita confusão aos candidatos a Menor Aprendiz, pois para conseguir uma vaga e poder participar deste Programa, o jovem deve ficar atento as notícias publicadas por cada empresa individualmente a respeito de abertura de vagas, ou uma ótima opção é se cadastrar em instituições que mantém parceria com as empresas, como é o caso da CIEE ( Centro de Integração Escola-Empresa ), que informa durante todo o ano as oportunidades que são passadas para ela.

Uma dica que deixamos é que você fique atento as informações publicadas por algumas das principais instituições do país que sempre disponibilizam Vagas de Emprego para Menor Aprendiz em seus quadros durante o ano todo, sem ter uma data específica para isso acontecer. São elas o Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Lojas CeA, Lojas Riachuelo, Escelsa, Vale, Correios, dentre outras empresas.

Portanto, fique atento aos portais destas e de outras empresas, e também preste atenção nas notícias publicadas pelos Institutos e Agências responsáveis por recolocação no mercado de trabalho e para as Instituições como o CIEE ai de sua cidade.

Esperamos ter auxiliado você com estas informações, mas se você necessitar pode nos deixar um comentário que responderemos assim que possível.

16 Comentários para “Menor Aprendiz – Como Inscrever-se no Programa”

  1. Katherine disse:

    muito enteresante.eu gostaria de saber se para se inscrever precisa da autorização do pai e da mãe ?

  2. Ana_jbv@hotmail.com disse:

    gostaria de saber como se inscrever ?

  3. Amanda disse:

    Gostaria de saber como se inscrever ?

  4. Guilherme Pacheco disse:

    tenho treze anos, vou fazer quatorze em agosto, posso mesmo assim me candidatar a vagas para 2013??

  5. Pollyana Santos disse:

    Eu tenho 16 anos , gostaria de saber como se inscrever no menor aprendiz estou muito interessada
    Muito obrigada .

    Pollyana Santos

  6. mary disse:

    gostaria de saber onde posso me inscrever !!!

  7. caroline santos silva disse:

    gostaria muito de participar do menor aprediz tenho 17 anos e gostaria muito dessa oportunidade de trabalaha e ajudar minha famiilia valeu bjs caroline santos meu nomero para contato e 88124490

  8. tayana disse:

    como se inscrever no menor aprendiz na caixa?????????

  9. larissa disse:

    queria saber quando é a próxima inscrição paar o jovem aprendiz em teixeira de freitas-ba

  10. Valeska sampaio disse:

    Eu tenho 15 anos , gostaria de saber como se inscrever no menor aprendiz estou interessada .
    obrigada

  11. Marilea disse:

    como eu me inscrevo no menor aprediz. aguas lindas de goias .go

  12. Vanessa do nacsimento gois disse:

    eu tenho 18 aos e gostaria de saber como se escreve para o progama do menor aprendiz
    muito abrigada

  13. Sabrina marques disse:

    queria saber como me inscrever no menor aprendiz..

  14. marina dos santos moreira disse:

    quero me inscrever no programa menor aprendiz!

  15. joyce taynara novais bastista disse:

    eu gostaria de participar do menor aprendiz eu 15 e gostaria de como eu se escrevo no menor aprediz

  16. Deziane Passos Alexandre Soares disse:

    eu tenho 18anos e gostaria de fazer o menor aprendiz,quero desempenhar um ótimo papel dentro da empresa,e crescer pessoalmente e profundamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: