Reajuste de Aluguel – Como Realizar o Cálculo Exato

por Redator Dicas Tudo
em Dicas
11 de abril de 2012

Reajuste de Aluguel - Apesar de todo avanço conquistado nos últimos anos, o déficit de moradia no Brasil ainda é muito alto, e a solução para muitas famílias é se virar para pagar o aluguel de uma casa, que convenhamos está cada vez mais caro, consumindo grande parte da renda das famílias brasileiras.

Por isso mesmo, a maior preocupação das pessoas que dependem da locação de um imóvel para ter onde morar é na época em que o seu contrato de aluguel está para vencer e precisa ser renovado, pois é neste momento que é feito o reajuste de aluguel.

Isso é claro dependerá do tipo de contrato que foi estabelecido entre as partes, mas o que é mais comum de ser observado são as locações feitas por prazo de 1 ano, porque a intenção dos locadores é anualmente fazer a correção do aluguel utilizando os valores de acordo com a tabela do IGPM.

Portanto, antes de fazer o acordo de locação e assinar os documentos referentes a isso, é importante que este futuro inquilino conheça todas as cláusulas firmadas neste contrato, para posteriormente não ser surpreendido na hora de se fazer o reajuste de aluguel.

Reajuste de Aluguel – Dicas Para Facilitar Seus Cálculos

Normalmente os valores para o reajuste de aluguel são realizados conforme o tipo de índice utilizado em acordo no contrato, e este cálculo é feito utilizando a multiplicação do valor do aluguel pelo índice daquele mês do reajuste, desta forma é possível se encontrar o valor real do aluguel já reajustado reajustado.

Uma excelente dica para este momento, para quem não tem tanta intimidade com números ou mesmo anda sem tempo para se dedicar a isto, pode-se utilizar de programas online disponibilizados em vários sites especializados neste assunto, que oferecem além cálculo do aluguel, importantes informações e orientações sobre este tema, de forma muito simples de ser utilizado.

Você encontra auxílio para fazer as contas do reajuste de aluguel em sites como o Debit, que funciona calculando índices que são acumulados a variação em doze meses, disponibilizando um sistema de fácil manuseio a todos e que conta ainda com vídeos e diversas informações a mais sobre o assunto em seu portal.

Outra importante ferramenta disponibilizada na internet é o Portal Cálculo Exato, que oferece a seus usuários variadas formas e opções de cálculos, exemplo disso é a possibilidade de se fazer cálculos e ver informações sobre custos financeiros, trabalhistas, de viagens, de direitos dos empregados domésticos, realizar conversão de unidades e por fim,que é o que mais nos importa neste momento, realizar o cálculo de aluguel 2012.

Também de muito fácil manuseio, esta ferramenta disponível no Portal Cálculo Exato para ser utilizada por quem deseja simular o reajuste do seu aluguel, deverá informar o sistema com dados referentes aos valores iniciais contidos no acordo de locação,  a data exata do início deste contrato, a forma de índice utilizado e por fim informar também qual a periodicidade do reajuste que está firmada no acordo. Feito isso, basta utilizar a opção “continuar” para ver ter acesso ao valor final simulado que ficará o reajuste de aluguel 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: