SISPASS Registro IBAMA – Cadastro de Criadores de Passeriformes

por Diego Soares
em Programas do Governo
3 de janeiro de 2012

Prática muito comum hoje em dia, o tráfico de animais silvestres no Brasil vem atingindo números alarmantes, e uma das formas criadas para tentar combater essa tragédia que assola a fauna brasileira, é o SISPASS.

Este Programa, SISPASS (Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes), é um orgão que trabalha em sintonia com o IBAMA, e visa regularizar a atividade de criação de pássaros silvestres criados em cativeiro em todo território nacional.

Portanto, a partir da criação deste Programa, ficou estabelecido que para se poder criar um pássaro em cativeiro, mas há a necessidade de uma licença que só pode ser concedida por este órgão específico, sendo que a compra de qualquer pássaro da fauna brasileira só é permitida através de um representante devidamente autorizado pelo órgão regulamentador que é o IBAMA.

Essa autorização só pode ser concedida através de informações presente no site do SISPASS. Por isso vamos detalhar quais os passos necessários para que você tenha uma autorização totalmente legalizada.

SISPASS Registro – Como Fazer Seu Cadastro pela Internet

Para que você obtenha então esta licença, o SISPASS, você deverá acessar o site do IBAMA, no servicos.ibama.gov.br/sispass, e preencher devidamente as informações que serão pedidas no portal.

O documento deverá ser renovado periodicamente e para que você obtenha a lista dos representantes que tem permissão para comercializar esses animais, você deverá acessar diretamente o site do IBAMA e cumprir integralmente toda a legislação vigente.

Lembre-se que comprar, vender, transportar, trocar ou criar qualquer animal silvestre sem nenhuma autorização dos órgãos competentes é crime, podendo gerar prisão por até 4 anos e sem opção de pagamento de fiança, por isso regularize sempre a situação, sendo assim, a quantidade de incidência dessas infração tende a ser menor.

Não existe hoje no país outra instituição no Brasil que tenha autorização do Governo Federal para liberar esse tipo de licença ao público. Por isso, desconfie de qualquer pessoa ou empresa que ofereça algum documento que não tenha ligação nenhuma ao IBAMA.

3 Comentários para “SISPASS Registro IBAMA – Cadastro de Criadores de Passeriformes”

  1. Tulinhogep disse:

    boa noite gostaria que me enviace uma copia do meu cadastro de passaros email tulinhogep@yahoo.com.br

  2. Rodrigomalbano disse:

    Boa tarde. meu nome é Rodrigo .Como faço para fazer meu registro de Criadores Amadoristas de Passeriformes ?

  3. Valdeilson Lopes da Silva disse:

    Sempre gostei de passarinho desde meus 8 anos e agora tenho a oportunidade de regularizar o meu sonho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

facebook comments: